A NR-13 aborda caldeiras de vapor, vasos de pressão, tanques atmosféricos e tubulações interligadas a esses equipamentos, que são utilizados em instalações industriais, como refinarias, petroquímicas, termelétricas, indústrias químicas; em instalações comerciais, como restaurantes, escolas, hotéis e laboratórios; sendo também mandatória em fábricas e oficinas. Onde houver uma caldeira e/ou um vaso de pressão instalado, todos os requisitos exigidos pela NR-13 devem ser obedecidos e acatados, sob pena de interdição do estabelecimento.
As principais razões porque é importante estar em dia com a legislação, em particular a NR-13, são:
1 – Evitar aborrecimentos com fiscalizações e paradas da planta ou parte da planta em função de não-conformidades.
2 – Segurança dos funcionários e ao capital da empresa.
3 – Evitar e minimizar custos operacionais de manutenção.
4 – Evitar prejuízos com paradas.
5 – Ter acervo técnico completo e sempre atualizado.
6 – Qualidade garantida nos serviços com mão-de-obra treinada e qualificada.
A NR-13 é obrigatória em todo o território nacional e por isso seu uso é fiscalizado. As exigências da NR-13 são verificadas em dois tipos de auditorias: a. Auditoria do MTE, através das DRTs-Delegacias Regionais do Trabalho; b. Auditoria do INMETRO, através de Organismos de Certificação de Produto, acreditados pelo próprio INMETRO. Cada uma dessas auditorias tem objetivos bem definidos, embora com certa superposição entre elas.
A Enge&End dispõe de corpo técnico qualificado e apto a realizar auditorias, levantamento de campo e documental com a finalidade determinar quais os vasos existente e enquadrados a NR-13 e de propor o controle total da gestão dos equipamentos existentes em sua unidade. Tornando de fácil manuseio a rastreabilidade dos equipamentos, seus respectivos instrumentos e eficácia na programação das periodicidades de inspeções.